quinta-feira, 29 de março de 2012

FullMetal Alchemist

A história
A história se passa no país Amestris, um mundo parecido com a terra no início do século XX, mas com exceção: alquimia. Enquanto no nosso mundo a alquimia sempre foi considerada uma ciência utópica, no mundo de FullMetal Alchemist ela é uma ciência real e funcional, permitindo aos Alquimistas habilidosos mudarem a forma da matéria de acordo com a sua vontade (o que chamam de transmutação) desde que sigam algumas regras como a “Lei da Troca Equivalente”. Tendo a alquimia um grande poder para a destruição ou para fins nobres. O que logo é notado pelo governo de Amestris, na qual cria uma força militar formadas por Alquimistas do Estado (também chamados de cães do exército). Nossos heróis são dois irmãos, Edward Elric e Alphonse Elric, filhos de um grande Alquimista, porém um pai ausente, que sai de casa, deixando-os sós com sua mãe. Ambos crescem fascinados pela ciência praticada pelo pai, que eles aprendem sozinhos, lendo os livros deixados por seu genitor. A habilidade dos dois surpreende sua mãe. Então uma tragédia atinge o lar dos irmãos Elric (e devido a ela a história toma seu rumo), sua mãe fica doente e vem a óbito. Desolados com a perda, sozinhos e sem rumo, tomam uma decisão perigosa, superestimando suas habilidades e as leis da alquimia: eles decidem transmutar um novo corpo e trazer sua mãe de volta à vida. Infelizmente, a tentativa não sai como o esperado e tem consequências trágicas. Edward perde inicialmente a perna esquerda e posteriormente o braço direito (pois salva a alma do irmão aprisionando-a em uma armadura), enquanto Alphonse perde todo o seu corpo. Mais tarde com a ajuda da vovó Pinako e de sua Winry, Edward coloca duas próteses de automail no lugar dos membros perdidos, Edward resolve se tornar um Alquimista do Estado, pois acredita que pode usar os conhecimentos e recursos do governo para encontrar uma maneira de recuperar seu corpo e o de seu irmão. Principalmente através daquela que parece ser a chave para solucionar seus problemas, um lendário artefato que permite a quebra de certas regras da alquimia: a Pedra Filosofal.

Minha Opinião:
 
Pegue 30% de ação, 19% de comédia, 31% de suspense e 20% de aventura. Essas são as medidas certas para que através da alquimia você pode criar um anime de sucesso, e a troca equivalente será o tempo que você irá perder assistindo a esse incrível anime!
Sou suspeito de falar sobre FMA, pois me considero um grande fã do anime, para fazer a crítica revi os primeiros episódios do anime na versão dublada (de boa qualidade por sinal), que não perde quase nada para a dublagem japonesa. Analisei vários quesitos dos quais são: história, originalidade, traço e se o anime era viciante.   A história é bem original foge dos clichês e da receita de bolo criada pela Shonen Jump, para começar FMA têm uma ambientação diferente dos animes atuais, nada de mundos futuristas, Japão feudal, mundos utópicos, dentre outros. O enredo da história se passa em um mundo alternativo muito parecido com a Alemanha por volta da primeira Guerra Mundial, mas possuindo seus elementos próprios.  Na série a alquimia é uma ciência muito complicada, por conta da autora Hiromu Arakawa que se baseou em livros reais sobre alquimia. O que torna o anime algo bem mais interessante fugindo da magia da velha “magia – faz- tudo”, muito comum e séries do gênero. Pelo contrário a alquimia tem seus limites e isso fica bem claro desde o primeiro episódio. É claro que ouve um grande exagero da autora nos efeitos de alquimia, dando a seus personagens poderes incríveis de manipulação da matéria, nesse quesito de “menos é mais” o mais fez a maior diferença o que veio agregar valor ao anime.  FullMetal Alchemist têm suas doses de humor, aquele humor menos forçado, que as vezes tira o clima pesado de certas situações decorrentes. Por falar em clima pesado, o terror de FMA está justamente relacionado à má utilização da alquimia, ou seja, criação de quimeras, transmutação de mortos, deformidades e aberrações (de tirar o fôlego). Certas cenas da série são para estômagos fortes, pois sangue, corpos mutilados e órgãos espalhados são o que não falta em FMA. Ia esquecendo falar sobre a ação contida na série, não são muitas cenas de combate, mas quando surgem ficamos abismados com os efeitos surpreendentes criados por Hiromu Arakawa. Mas qual é o verdadeiro diferencial de FMA? Creio que o diferencial da série está justamente contido no distanciamento dos animes Shonen, ou seja, o que citei anteriormente a tal receita de bolo da Shonen Jump, a autora quis inovar criando seu próprio “bolo” com ingredientes próprios. Para provar que Hiromu não seguiu essa receita vamos fazer uma breve análise, primeiro: Edward não faz o gênero do mocinho excluído, com pouca habilidade, puro de coração, sonhador, engraçado e carismático. Que já estamos habitados em séries S.J (Shonen Jump), pelo contrário Ed já começa muito famoso sendo considerado uma revelação da alquimia, sua evolução é mais psicológica do que física, ele não é nada puro e apenas um jovem com um passado triste e traumático, com uma grande culpa pelo que fez com o irmão. A partir dessa pequena análise já tiramos uma conclusão, a de que FullMetal Alchemist é um ótimo anime e que merece todos os elogios que recebeu e recebe até hoje.

Principais Personagens

Edward Elric
O baixinho e irritado Edward é o protagonista da série. É um verdadeiro prodígio em Alquimia, dando seus primeiros passos nessa ciência junto com seu irmão Alphonse, lendo velhos livros deixados por seu Pai. Após o incidente onde ele perde seus membros, torna-se lendário como o mais jovem alquimista do Estado de todos os tempos. Seu apelido (Full Metal) se refere a seus membros com próteses metálicas, mas também é um trocadilho, pois em japonês full metal é hagane, que também significa “teimoso”, cabeça dura.  Edward esconde em si um grande sentimento de culpa pelo ocorrido com o irmão, além de uma grande preocupação com terceiros. Seu objetivo é descobrir uma maneira de devolver o corpo de Alphonse.


Alphonse Elric
O irmão mais novo de Edward. Ao contrário do irmão, Alphonse é uma pessoa calma e bem controlada, com um senso de justiça e preocupação com os outros acima do normal. Após o incidente em que tentaram trazer sua falecida mãe à vida, Alphonse perde seu corpo, tendo a alma presa a uma armadura graças ás habilidades do irmão. Devido a isso muitas vezes ele é confundido como o FullMetal Alchemist, afinal seu corpo inteiro é de metal.



Winry Rockbell
Winry é a bela mocinha da série. É fascinada por mecânica, ferramentas e automail, sendo uma profissional competente na área. Ela e sua avó Pinako são as responsáveis pela construção dos membros de automail de Edward.  Winry é amiga dos irmãos Elric desde pequena, quase uma irmã, tendo crescido na mesma pequena vila que os dois. Winry e Pinako são o mais próximo de uma família que os dois irmão possuem, agora.




 Coronel Roy Mustang
Roy Mustang é o superior diretor de Edward no exército e o responsável por sua transformação em militar. Foi ele quem primeiro encontrou os dois irmãos após o fatal incidente do ritual e logo convidou Edward a se tornar um Alquimista do Estado, pois assim, ele poderia um dia recuperar, quem sabe, o corpo de Alphonse. Mustang é um alquimista muito poderoso, conhecido com Flame Alchemist. Ele usa luvas estampadas com círculos de transmutação, feitas de um material inflamável, quem cria fagulhas quando ele estala os dedos.  Usando a alquimia para manipular o oxigênio na atmosfera, ele é capaz de criar grandes ataques flamejantes.

3 comentários:

  1. VALEU PELA CRITICA
    ASSIM VARIAS PESSOUAS VÃO COMEÇAR A ASSISTIR O ANIME

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho, bem escrito, direto e informativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pessoal! Deem suas sugestões para próximas críticas! Abraço!

    ResponderExcluir