quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bakuman

 A história

Bakuman começa com Moritaka Mashiro, um estudante ginasial, deixando seu caderno com um desenho de sua paixão e colega de classe, Miho Azuki, em sala de aula. Quando ele percebe e volta para a sala de aula depois da escola, seu colega, Akito Takagi, está esperando por ele com o seu caderno na mão, e diz a ele que ele acredita que Azuki gosta de Mashiro também. Masahiro acaba pensando que Takagi também gosta de Azuki. Takagi, então, tenta convencer Mashiro para se tornar um mangaká (quadrinista de mangá) e o chama para ilustrar as histórias que ele escreve. No entanto, Mashiro, é relutânte à desilusão com a sociedade moderna e o destino de seu tio, um antigo mangaká serializado que morreu por excesso de trabalho, enquanto tentava recuperar seu status.
Mais tarde Takagi chama Mashiro dizendo que ele vai confessar à Azuki. Mashiro corre até a casa de Azuki para encontrar Takagi, e ele em seguida, solicita Azuki e confessa a ela que ele e Mashiro são destinados a ser mangakás. Mashiro, em seguida, descobre que ela quer ser uma Seiyuu (dubladora) e, pensando nas desventuras românticas de seu tio, propõe Azuki em casamento, sob a condição de que eles só se casam depois de alcançar seus sonhos. Com um gol antes dele, Mashiro expõe a tornar esse sonho realidade. Seu objetivo é ter a voz de Azuki como a heroína da adaptação do anime de seu mangá. Para ter a maior probabilidade de sucesso, ele e Takagi votam para se serializar na revista semanal Shonen Jump e tentar criar o mangá mais popular para a revista.

Minha opinião:
Em julho de 2011, estive em um evento sobre animes, e lá comprei uma revista sobre o assunto, claro que na capa estava em destaque uma matéria sobre Naruto, mais bem ao lado tinha outras matérias sobre animes, tendo uma que chamou minha atenção, falava sobre Bakuman, com o subtítulo: o novo sucesso dos criadores de Death Note. Como sou um grande fã de Death Note, resolvi comprar a revista por curiosidade (e não me arrependi nenhum pouco). Assim que terminei de ler a matéria quis logo assistir ao anime, confesso que se não tivesse lido a respeito e não gostasse de desenhar mangá ou de algo relacionado aos bastidores do mundo dos mangás e a animações japonesas, teria desistido logo no primeiro episódio, mas felizmente isso não ocorreu, assisti todos os 25 episódios da primeira temporada e já estou esperando a conclusão da segunda temporada, para começar assistir. Mas o que Bakuman teria a oferecer a alguém que não gosta de desenhar mangás e não se interessa pela vida de um Mangaká? Vou te responder, absolutamente “NADA!”. Para começo de conversa Bakuman não se encaixa em nenhuma categoria, não é um Shounen, shoujo, dentre outros. É um anime para Mangakás ou pessoas que gostam de desenhar mangás e almejam esse sonho. Como falava na revista, Bakuman é o reality show dos mangás e animes, ou seja, trata-se de uma animação que mostra o dia-a-dia de um Mangaká. Mostrando as dificuldades, concorrência (sendo que se tornar um Mangaká famoso no Japão e como querer ser um grande jogador de futebol no Brasil), prazos de entrega dos mangás, serialização, etc. Resumindo, se você gosta de animes com pouco papo e muita ação, personagens poderosos e super vilões! É melhor não assistir Bakuman, pois o máximo que você vai encontrar é um par de românticos diferentes dos casais atuais e com atitudes adversas a dos apaixonados, e um pseudo “vilão” que na verdade é um talentoso Mangaká (muito esquisito por sinal), cujos personagens principais querem derrotá-lo e o resto é só Blá... Blá... Blá... Mais se você se interessa pelo assunto, é um prato cheio, pois os personagens explicam como se dá o processo de criação da história, personagens, traço, forma de publicação, serialização, dublagem, eventos que envolvem Mangakás no Japão, entre outros. Ficamos sabendo como funciona a Shonen Jump, e sua forma de avaliação dos mangás a serem publicados. Os personagens citam outros mangás como: Naruto, Breach, One Piece e Dragon Ball e fazem análises sobre os mesmos. Enfim essa obra só veem nos mostrar a grande criatividade e genialidade dos autores Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, que sempre nos surpreendem e extrapolam as expectativas! 

Informação Adicional: o anime de Bakuman estreou na TV japonesa em outubro de 2010.


Principais personagens:

Mashiro Moritaka

Teve um tio mangaká que faleceu por excesso de trabalho. Apaixonado por Azuki Miho, promete encontrar-se com ela apenas após realizarem seus sonhos. Sonha em ter um anime até os 18 anos.
 Akito Takagi

 Aluno Nº1 do país. Propôs a Mashiro fazer um mangá junto com ele. Escreve as histórias dos mangás que Mashiro desenha.







 Mashiro Nobuhiro

 Tio de Mashiro Moritaka. Criou a série 'Lenda de um Super-Herói', e transformou-a em anime.







Miho Azuki

Garota de quem Mashiro gosta. Ela sempre foi apaixonada por ele. Mas a única forma que puderam ter uma relação especial foi após a promessa que ela dublaria a heroína em um mangá de sucesso de Mashiro, assim desta forma se casando logo depois.
Kaya Miyoshi

Melhor amiga de Azuki e namorada de Takagi, e logo depois esposa. Ajuda os garotos em seu estúdio da forma que pode e sempre dá uma força no relacionamento de Moritaka e Azuki, apesar de não concordar de seus métodos. 
 Eiji Nizuma

O gênio de 15 anos do Japão. Se mudou para Tóquio logo no início da série e foi vendido pela Jump como um mangaká colegial. Foi quem motivou Moritaka e Takagi, e se tornaram rívais.

4 comentários:

  1. "Mas o que Bakuman teria a oferecer a alguém que não gosta de desenhar mangás e não se interessa pela vida de um Mangaká? Vou te responder, absolutamente “NADA!”."

    Bem eu não possuo nenhum talento para desenho muitos menos mangás, mas sempre me interessei pela vida de escritores, nesse caso escritores e desenhistas ;P Só que não se encontra muito material sobre o dia-a-dia deles, na maioria das vezes só encontro biografias de escritores que já se foram mas de mangákas é muito mais dificil encontrar algo. E logo o bom de Bakuman pra mim é isso o poder de entrar o universo dos mangákas mesmo que seja atraves de uma ficção.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava certo! Vc ñ desenha mas se interessa pela vida dos Mangakás! Por isso assiste Bakuman. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Venho aqui para agradecer por me mostrar esse otimo anime.
    Esse desenho é incrivel.
    Por causa desde post eu fui atrás e começei a assistir, gostei tanto que em 3 dias ja tinha terminado a primeira temporada rsrsrr
    Muito obrigado.
    Força com o site.
    AlexJSilva

    ResponderExcluir