sexta-feira, 22 de julho de 2011

Death Note

 A História

Raito Yagami é um jovem brilhante e entediado que em um belo dia encontra um caderno jogado no pátio de sua escola. Logo descobre que aquilo é um Death Note (Caderno da Morte), jogado na terra por um shinigame (Espírito da morte), igualmente entediado. O caderno dá ao seu portador o poder de matar qualquer pessoa que ele queira desde que siga algumas regras.  Com isso Raito entra em delírios de grandeza, querendo construir um novo mundo e mais correto a partir do terror ante a vontade divina que pune os injustos do nada. Suas execuções em massa são praticadas sob o codinome Kira, e assim acaba ocultando sua identidade. A polícia japonesa e o FBI não gostam nada disso apesar da queda da criminalidade, e começa uma intensa investigação, que atrai a interferência mundialmente conhecido L (Cuja verdadeira identidade não foi revelada). O que temos a partir daí é um longo e intenso jogo de gato e rato onde não sabemos realmente quem é o gato e quem é o rato se desenvolve em escala cada vez maior por vários episódios, até que um seja “o vencedor”! Temos um novo jogo de gato e rato, onde surgem novos investigadores os chamados sucessores de L, na qual nessa briga um terá um fim trágico!

Minha opinião

O anime mais aclamado de todos os tempos (que foi exibido no Brasil pelo canal Animax) usa a típica linha de deixar o telespectador ansioso para saber o que vai acontecer nos próximos episódios (No qual sempre acabam nos surpreendendo), pelo visto Death Note é o centro das atenções no mundo dos animes e mangás e não é por acaso, publicado pela Shonen Jump em 2003 e ganhando uma versão animada em 2006 (que por sinal de altíssima qualidade), acabou chamando a atenção do dos fãs de animações japonesas , quando foi publicado no reinado de One Piece , onde Bleach e Naruto davam seus primeiros passos para o sucesso, surge Death Note, um anime diferente dos convencionais, digamos não possui um protagonista carismático (sendo que o personagem principal não faz o gênero “mocinho”, pelo contrário é o vilão da história), nem lutas corporais e sim psicológicas. O que poderia nos oferecer?    Pois lhe digo: Sair do clichê, digamos o adolescente rebelde, excluído, que quer se tornar o mais forte de todos, que é engraçado e se apaixona pela menina mais bonita do anime e Blá... Blá... Blá... Death Note é inovador!  Esse o é o segredo de seu sucesso, afinal quem já viu um anime no qual o personagem principal é o vilão (um anti-herói)? Que é um aluno brilhante e popular? Que usa sua inteligência para o que ele considera correto (Segundo a sua filosofia!)?  Que engana e usa as pessoas para obter seus objetivos e não se importa quantos irá matar para realizar o seu desejo?   Mesmo sendo seus aliados? Apesar de ser inovador temos que observar que é a tradicional história de alguém que é dado um enorme poder, mas ele lhe sobe a cabeça, e no final vai descobrir que todo grande poder tem um grande preço. Segundo os próprios autores Ohba e Obata, dizem que seu principal objetivo era criar algo para diversão (depende do que eles consideram diversão). O anime chegou a ganhar um filme em life-action, antes mesmo de ganhar uma versão animada. Uma coisa que chama atenção é que os autores aparentemente não gostam de “encher- linguiça” ou criaram uma história que não tivesse um desenvolvimento maior, pois a série com apenas 37 episódios (que seguiu fielmente ao mangá, simplificando apenas alguns pontos) acabou em seu auge.

Principais personagens

Raito Yagami
                 
O protagonista da história. E também o seu vilão. Um jovem brilhante, mas entediado, que encontra um Death Note (Caderno da Morte) jogado a esmo na terra. E começa a fazer uma cruzada para tornar o mundo mais seguro, varrendo os criminosos do planeta, sob nome de Kira. Raito além de inteligente tem boa aparência e parece fazer sucesso entre as mulheres. Usa o caderno com muita habilidade, mantendo as aparências para que ninguém saiba de sua vida dupla. Enquanto mais se afunda na sua cruzada, mais moral se torna dúbia...
 
          
L

Detetive precoce e rival de Raito. Assim com seu oponente, tem uma inteligência privilegiada. Mas ao contrário de Raito, faz um tipo aparentemente anti-social, com hábitos um tanto estranhos. Anda descalço e, apesar do rigor analítico de suas investigações. Parece ser movido de forma tanto instintiva. Á medida que a investigação toma curso, ele se torna amigo de Raito. Mas é uma “amizade” que já nasce posta em xeque, maculada por uma certa sombra de insinceridade – no caso dele, movida pela desconfiança. No território da “amizade, perseverança e vitória”.

Ryuuku

Shinigami (espécie de espírito da morte) que, movido por um imenso tédio no reino dos mortos, jogou o caderno na terra – em inglês, por que é a língua mais compreendida no mundo, garantindo que a chance de entendido fosse maior. É também um viciado em maçãs (as que conhecemos, porque as maçãs do mundo dos mortos são muito ruins. Podemos dizer que parte da sua diversão é fazer a feira em nosso mundo).

Misa Amane

Modelo, atriz e loira (Sinal de rebeldia no Japão). Adepta do estilo Gothic Lolita, faz o tipo da “garota burra”, é aquela garota que é um colírio para os olhos... Mas quando abre a boca, estraga tudo. No entanto Raito não pode se dar ao luxo de curtir passeio e deixá-la de lado na primeira curva do caminho, se é que vocês me entendem. Pois é a peça-chave em seus planos de purificação mundial. E tudo que ele precisa fazer e mantê-la fazendo exatamente o que ele quer. O que não é difícil, já que ela o idolatra e nem pensa em questioná-lo...

Souichiro Yagami

Pai de Raito, chefe de polícia e líder de investigação que busca Kira. Dono de um senso de moral rigoroso, dedicado de forma praticamente samurai à sua missão, é capaz de dar a vida em nome do trabalho policial. Ele nem desconfia, mas com a gradual desumanização de seu filho, seu pescoço pode entrar em risco. Comanda um time de investigação composto pelos policiais Shiza, Usata, Aizawa, Mogi e Matsuda.   




Com o tempo, esse elenco irá aumentar, e muito. Mas como esse aumento é condicionado ás inúmeras reviravoltas que acontecerão durante o anime, é melhor ficar calado.

Comentem!


9 comentários:

  1. mt boa analise,
    mt parecido com a minha perspectiva sobre o anime

    ResponderExcluir
  2. Legal eu vim da uma espiada na critica sobre One piece e acabei descobrindo Death Note
    Acabei de assistira serie, e achei muito bom, diferente de todos os anime q já assiste
    A, critica acima de fato descreve bem o anime
    Mais o gostinho de quero mais q a serie deixou fez com quer ele seja uns dos meus animes Que vais fica na memória assim como Yu Yu Hakusho

    ResponderExcluir
  3. death note foi legal, pra mim o maior anime que já foi publicado, na minha opinião nem precisa ter continuação porque iria manchar a série, também gostei do final foi como eu imaginava.

    ResponderExcluir
  4. esse é uns dos melhores anime que assisti...ele chega bem perto da fama do dragonball Z e GTe do DB(dragon ball)...apezar desse anime conter 37 episodios otimos...eu não gosto do final dele que apezar eu tava do lado do light yagamy(conhecido tb como Raito yagamy e Kira)...eu odeio o L,Near e o Mello....pra quem viu o anime deve saber quem são eles...afinal quem não queria um death note...se ninquer é idiotice só por causa daquelá coisa que o Ryuuki falo pro light"quem usa esse caderno mesmo querendo ou não essa pessoa não pode ir nem para o CEU ou para o INFERNO!"isso não me preocupa mesmo sabendo que eu matei aquelas pessoas que eu odeio pra mim ta ok e alguns politicos tb!...bom como vcs sabem todo anime a fama dele acaba...tipo a do samurai X ninguem guase lembra dele e se lembra são poucas pessoas que asistem esse otimo anime...meus amigos vamos fazer o death note ficar bem famoso pra que ninguem esquece que esiste coisa que presta nesse mundo e que tb PESSOS PODEM FAZER A JUSTIÇA!...

    ResponderExcluir
  5. Raito não é o vilão de Death Note. Death Note tem várias 'visões' diferentes. Algumas pessoas acham q Raito é o vilão e outras acham q L é o vilão. Outras, como eu, veem o Bem e o Mal em ambos. Ex: O q o Raito queria fazer não é ruim. Ele queria mudar o mundo, acabar com esse 'modelo' de injustiça. O q era errado são os seus métodos. Ele não matava somennte quem era ruim ele matava quem estivesse em seu caminho. O erro do Raito foi q ele se perdeu. Ele foi dominado pelo Death Note. O L queria acabar com esse 'megalomaníaco'(Raito) q queria ser o Deus do mundo e transformar o mundo a sua maneira. Mas o L usou métodos errados. Ele torturou a Misa pra obter informações entre outras coisas. O L queria manter um modelo de justiça q já não funciona mais, o L era conservador, ele não aceitava mudanças.

    ResponderExcluir
  6. Cada pessoa interpreta Death Note de um modo diferente e isso gerou e gera grandes discussões.

    ResponderExcluir
  7. (Antes de tudo vou ser sincero e dizer que não vi totalmente o anime e vocês entenderão porquê)

    Na minha humilde opinião se for preciso resumir em uma frase diria que "Death Note é uma ótima história que acabou se perdendo pelo caminho". Assiti com muito entusiasmo a história até a "prisão voluntária" de Raito. A partir daí, tive a nítida impressão que estou sendo enrolado, assim como a novela que é esticada por dar audiência e por isso discordo na crítica quando diz "...os autores aparentemente não gostam de “encher- linguiça..."

    Depois da "despedida" do nosso carismático L, o que se tem é um vazio que nenhum dos outros personagens conseguem preencher. O anime fica chato. Soma-se a isso algumas deduções pouco fundamentadas e os policiais que mais parecem fantoches, que pouco alteram os rumos da história. Como eu disse, acho que os produtores perderam o rumo no decorrer da série. Uma pena!

    ResponderExcluir
  8. Bela Critica.
    Concordo com "Aki-chan" e também concordo com "César Henrique"
    O anime é otimo.
    Realmente os dois personagens "L" e " Raito(Kira)" tinham o bem e o mau em suas ações.
    Mas como "AKI-CHAN" disse o "Raito" se perdeu com o poder que tinha.
    Eu também não terminei o anime.
    Depois que o "L" morre o anime se perde,deixa de ser aquele anime inteligente e carismatico que era antes.
    Mas de qualquer forma Death Note é um classico.
    AlexJSilva

    ResponderExcluir